sexta-feira, 22 de outubro de 2010



"Entre mortos e feridos, salvam se todos", errado, ou menos em analise parece ser...
Salvam-se os que conseguem aproveitar o sumo de cada situação vivida, sejam elas feridas, sejam elas mortes, sejam elas felicidades, sejam elas conquistas e sonhos. Se não se aproveita, não se salva, se não se salva não se agrega, não se possui, não se tem. E o "ter" hoje tão valorizado no sentido material , não se é valorizado em outros prismas, aquele do abstrato, do subjetivo, do impagavel, pq não se paga o que não se vê : Afeto, coragem, fé, amor, confiaça.
E ai então tendo propriedade daquilo que se aproveita, como experiencia de vida agregadora de mudanças, torna-se amuleto, inquebravel e o melhor, generosamente alteravel, alterar da forma mais saudavel, quando se diz alterar o que já se tem bom para melhor ainda, alterar o que era considerado bom, mas agora não é mais, então precisa-se mudar, alterar apenas pelo conceito de que se sente que deve ser alterado, e pronto, e ponto.

Filosofar é muito simples quando se tem mudanças desse tipo acontecendo em sua propria vida, quando se sente na pele o sal penetrando nas feridas abertas a sangue frio, a sol a pino, a oléo ardente. Filosofar é facil pq nessas horas o sentimento é montanha russa e é camaleão, rapido, polar, variado, criativo, inteligente, arisco e muito agil.
Quando se vivencia qualquer tipo de trauma que para voce é considerado a pior das dores vividas até entao, as dores vividas ate entao se tornam mesquinharias rotineiras do dia a dia de um passado nublado por  maximizações de problemas. E os nossos problemas, aqueles que nos pegamos reclamando dia ou outro, costumam ser egoistas e cegos. Uma doença mental de afetos faz a humanidade perecer dia a dia.... pq se deixa de enxergar positividades para entao, muito mais convenientemente ,apontar culpas e grandes problemas  existentes num foco limitado de critica. Precisaremos de todos estes grandes traumas para filosofar agilmente como montaha russa e mudar conceitos como camaleão? os patamares do que realmente importa e do que realmente compensa-se reclamar serão vistos mediante a exemplos piores jogados em nossas vidas? é necessaria a comparação presente e vivida?

Não deixem de incomodar-se se algum amigo  prometeu e não cumpriu, não deixe de seguir seus instintos e personalidade, cheia de falhas, defeitos e alvos negativos apontados diaramente por pessoas de seu circulo social, não deixe de achar que aquele dia podia ser de sol e não de chuva , não se sinta culpado por reclamar de seu salario equanto muitos morrem de fome, tambem nao pense que vc precisa ser compreensivel com a quantidade de informações que atingem dia a dia seu rosto como tapas.
Porem....Não espere...não espere que um grande trauma seja necessario para que voce deixe de ser a pessoa que os outros querem e passe a ser interamente quem voce quer ser , não espere que as coisas sejam faceis e duradouras quando vc é negativo e pessimista com a vida, nao ache quea guerra vai acabar enquanto todas as espadas forem soltas, e os escudos tambem, leu-se bem? ...os escudos tambem..., nao acredite que sua felicidade precise ser como a do outro, e nao imagine que os caminhos serao os mais faceis e os pessupostos e programados por sua mente tao fechada diante de tudo.

Abra-se para sua vida
Abra seus sentimentos, porque no final eles serao mais saudaveis para voce em seu egoismo e para os outros em sua generosidade marcante
Abra suas palavras e verbalizações
Abra seus caminhos , suas hipoteses, suas escolhas, suas chances...
Abra espaço para refletir, usar sua mente em pró do que se sente e intui... e entao perceber que nem tudo é como imaginamos nos primeiros 35 segundos de julgamentos, nem nos proximos 35,...

A partir dai vc vai  conceber a ideia de que existem muitos outros pontos de vista a serem agregados, e de que ter bom senso não é facil, más é a forma mais facil de se viver bem, equanto ainda se vive.

Um comentário:

Cazinha disse...

É zuza, infelizmente são acontecimentos assim que chocam nossos pensamentos, diante de nossas atitudes. Fatos assim que nos transmite a sensação de que não nos dedicamos ao máximo para fazer o bem. Você tem me ensinado muito com o que tem vivido, apesar de eu já ter vivenciado algo semelhante, nada se compara com a sinceridade que você nos passa quando fala disso tudo.
Pode ter total certeza que mudei muitas atitudes minhas e dou prioridade agora em estar bem com todos, principalmente com aqueles que me importam.
Do que vale você não demonstrar tudo o que sente? Tudo o que queria falar e não falou? Toda a verdade que você pensou que seria "cedo" em dizer? ..se no final das contas não demonstramos aquilo que realmente sentimos?
Perder tempo com coisas irrelevantes que podem fazer mal a nós a alguém..
Temos que viver em paz, desejando e transmitindo a paz, independente de quem, p/ quem.

Muita força a você!
Conte comigo, para TUDO e sempre!

Beijo enorme